1 Sobre a atuação de Bastos Advocacia em Direito do Consumidor e E-commerce
No âmbito do Direito de Consumo, comumente denominado de Direito do Consumidor, Bastos Advocacia atua em favor de pessoas jurídicas, isto é, empresas, pequenas empresas, empresários individuais e também aquelas voltadas para o comércio virtual.
Os problemas dessa área exigem agilidade e presteza do advogado, bem como o bom trato com o cliente, em especial para as empresas que não possuem setor de serviço de atendimento ao cliente (SAC).
A partir de um perfil em mídia social e um smartphone com aplicativo de mensagens as pessoas têm elevado poder de divulgação e amplitude, o que pode gerar o sucesso ou o infortúnio de uma empresa.
Comentar na internet sobre um produto ou serviço é simples, se propaga rapidamente e dificilmente a avaliação será revertida, seja ela de um cliente satisfeito ou não.
Em ocasiões como essa, de insatisfação do cliente, por vezes as empresas procuram o auxílio de um advogado no momento em que já existe um litígio, ou seja, um processo judicial.
A esta altura a mácula na marca e os prejuízos suportados pela empresa já refletem e tendem a continuar refletindo nos resultados, ficando o advogado incumbido de tentar atenuar os danos já consolidados, pois independentemente do sucesso no processo judicial, as avaliações negativas publicadas na internet continuarão repercutindo os efeitos.
De forma inteligente as empresas atentas a este fenômeno têm buscado a adequação às benéficas práticas de mercado, com a entrega rápida e eficiente de produtos e serviços de maior qualidade, valorizando a advocacia consultiva, que evita o litígio.
2 Temas comuns de atuação nesta área
2.1 Para empresas
Consultoria preventiva;
Reversão de avaliação negativa em internet e suporte de atendimento ao cliente da empresa;
Atraso na entrega de produtos;
Atendimento ao MEI;
Atendimento ao E-commerce;
2.2 Para o consumidor
Telefonia;
Pagamento de boleto fraudado;
Bloqueio de conta bancária;
Fraude na emissão e uso de cartão de crédito;
Revisão de contratos em geral;
Revisão de contratos com juros abusivos;
Cobrança indevida;
Produto com defeito;
Atraso e demora na entrega do produto;
Cancelamento e atraso em viagens (companhias e passagens aéreas);
Extravio de bagagem;
Notícia relacionada: devolução em dobro em cobrança indevida.
– Saiba quais documentos um advogado pode te pedir clicando aqui.